quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Concessões de tevê sob ameaça. Pior para a Globo

Na Venezuela, Hugo Chávez agiu diretamente e suspendeu a concessão de emissoras de tevê que lhe moviam oposição. Aqui, a ameaça começa no Congresso. Vejam notícia de Daniel Castro, na Folha de hoje:

Estão parados desde 13 de agosto os processos de renovação das principais concessões de TV do país, vencidas há um ano. Naquela data, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os critérios de renovação.

Enquanto essa audiência não ocorrer, os processos não poderão prosseguir. A audiência ainda não foi marcada. Por causa das eleições municipais, só deverá ocorrer em novembro.Estão vencidas desde 5 de outubro de 2007 as concessões da Globo em São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife, as da Band, Record, Gazeta e Cultura em São Paulo e mais dez TVs importantes.

A audiência pública foi pedida a deputados por entidades como a CUT e a ONG Intervozes, que no ano passado lideraram movimento por transparência nas concessões.Serão chamados para a audiência na CCTCI representantes das emissoras, do Ministério das Comunicações e das entidades que pediram o evento.

A idéia dos líderes das entidades é cobrar das TVs, na audiência, um balanço sobre o cumprimento de artigos da Constituição, como o que prevê programação com "preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas", além de tentar comprometê-las com esses princípios para os próximos 15 anos.

O blog pergunta: alguém tem dúvida de que a Globo, mais do que qualquer outra, vai ter trabalho para renovar a concessão?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nenhuma. Esses braços do petismo - O Partido do governo não tem secretários de Movimentos Sociais, como Bruno Maranhão à toa - têm como princípio caprichar na novilíngua para cobrar o que chama de "democratização": a maior subserviência possível das emissoras ao estado.

Ah, que bom seria se não fossem necessárias essas malditas concessões movidas ao sabor da vontade do governanete de plantão...

Postar um comentário