quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Gabeira empata com Paes, como o blog previu

A Folha registra empate técnico entre Gabeira e Paes, com ligeira vantagem para o primeiro. No entanto, é correto levar em consideração que, desde domingo, Gabeira cresceu muito mais do que Paes. E, segundo o Datafolha, tem conquistado mais votos entre os eleitores dos candidatos derrotados.

A disputa pela Prefeitura do Rio no segundo turno começa empatada, revela pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem. O candidato do PV, Fernando Gabeira, tem 43% das intenções de voto contra 41% de Eduardo Paes (PMDB), a 18 dias do pleito.

Os dois candidatos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, Gabeira pode ter entre 40% e 46% dos votos, e Paes, entre 38% e 44%.No primeiro turno, Paes recebeu 31,98% dos votos válidos (1.049.019), e Gabeira obteve 25,61% (839.994 votos).

De acordo com o Datafolha, entre os eleitores que disseram ter candidato no segundo turno, Gabeira herdou mais votos entre os eleitores de Jandira Feghali (PC do B) e de Solange Amaral (DEM), candidata do prefeito Cesar Maia, que já anunciou apoio ao deputado federal: 59% dos eleitores que haviam votado no primeiro turno em Jandira migraram agora para o candidato do PV e 41% foram para Paes; entre os eleitores de Solange, 55% foram para Gabeira e 45% para Paes.

A vantagem de Gabeira nessa migração o deixou numericamente à frente de Paes, apesar de o candidato do PMDB ser o principal beneficiário do eleitorado de Marcelo Crivella (PRB), terceiro colocado no primeiro turno. Desses 54% optam por Paes e 46% preferem Gabeira.

Este blog previu a mudança e o empate no dia seguinte à eleição. Cliquem no título para ler:

Segunda-feira, 6 de Outubro de 2008
Paes x Gabeira: nova pesquisa deve dar empate

Um comentário:

Upiara B. disse...

Marona, obrigado pelo link.
Estou acostumado a dar uma passadinha diária aqui e gosto muito do teu blog. Fui aluno do Scotto na UFSC e ele te citava em algumas aulas.

Abraço

Postar um comentário