quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Globo apanha dos leitores. Sem razão

O Globo publica hoje sete cartas de leitores indignados com a foto de Fernando Gabeira de toalhinha felpuda fechada na altura dos seios, exibida na edição de ontem. É claro que recebeu muito mais do que sete cartas de protesto e, certamente, nenhuma de apoio porque, neste caso, a teria publicado, como contraponto às críticas que sofreu.

Abaixo da última carta, uma nota de redação se defende:
  1. A foto não tem nenhum elemento negativo ao candidato.
  2. A foto é jornalística.

Vamos por partes:

  1. A foto é negativa, sim, não há dúvida. É ridículo a chefia da redação tentar negar o óbvio.
  2. A foto é jornalística, sim, e tinha que ser publicada. Um editor que deixasse de aproveitá-la perderia o emprego ou, pior do que isto, teria que escolher entre assinar um atestado de incompetência ou de engajamento político indevido às custas do jornal que lhe contratou. Eu não só publicaria as duas fotos - a da sunga marfanhada e a da toalha felpuda - como provavelmente teria produzido um texto muito mais maldoso.

O que os leitores irritados não entenderam é que O Globo não inventou nada. Publicou fotos de um candidato a prefeito que se deixou fotografar naquela situação. Que decidiu nadar de manhã cedo. Que vestiu uma sunga amarfanhada. Que se enrolou androginamente na toalha felpuda.

O resto é apenas jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário