terça-feira, 7 de outubro de 2008

O primeiro erro de Gabeira



Ao decidir tomar banho de piscina no clube mais popular do Rio, o Flamengo, no dia seguinte ao primeiro turno, Fernando Gabeira sabia que seria fotografado.
Ao decidir enrolar-se languidamente numa felpuda toalha vermelha, cobrindo pudicamente os seios, Fernando Gabeira não podia ter dúvidas de que estaria nas páginas dos jornais nesta insólita posição no dia seguinte.
Os jornais do Rio pisaram na bola e perderam a foto, mas puderam comprá-la do Estadão, que tinha designado o competente Wilton junior para acompanhar o candidato.
Este blog não se arrisca a afirmar que Gabeira foi vítima de uma distração de sua assessoria e dos marqueteiros que cuidam de sua imagem. Não se arrisca porque teme descobrir que foi voluntária a exposição do candidato ao ridículo papel de celebridade artística flagrada em momento íntimo por um paparazzo.
Duvido muito que Gabeira perca um único voto na Zona Sul, na Zona Norte e na Barra, áreas da cidade em que venceu Eduardo Paes com folga. Pode atá ganhar mais alguns votinhos com o gesto.
Mas também tenho dúvida sobre a eficácia da performance nos subúrbios, na Zona Oeste e nas regiões mais pobres da cidade, onde o candidato do PMDB venceu o primeiro turno.
Não porque sejam mais preconceituosos os eleitores pobres. Talvez porque sejam mais apegados a certas liturgias inerentes a um candidato a prefeito.
Se esta foi a primeira idéia dos marqueteiros de Gabeira para o segundo turno, teremos uma campanha movimentada. E, talvez, um candidato morrendo na praia ou na beira da piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário