segunda-feira, 20 de junho de 2016

O CURRÍCULO DO AUTOR DO BLOG

Mario Marona trabalhou nas maiores redações do país e se especializou em análise de mídia e assessoria de campanhas eleitorais. Tem 60 anos. Começou no jornalismo aos 18.


   
Atividades:

  • Diretor de Jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão no Rio de Janeiro, durante o ano de 2007.
  • Editor-chefe do Jornal do Brasil, durante o ano de 2006.
  • Editor de publicações e redator da Margem Comunicação, de 2003 a 2005.
  • Professor de jornalismo na UniverCidade, no Rio de Janeiro, em 2004 (disciplinas de Edição de Jornal Diário, Livro-Reportagem e Técnica de Reportagem em Televisão)
  • Editor-executivo do Jornal do Brasil, em 2002.
  • Diretor de Comunicação Social do Senado, em 2001; assessor de imprensa do governador Leonel Brizola, em 1983; autor de análises diárias de mídia para dois governadores de estado; autor de artigos para jornais e revistas.
  • Diretor de Jornalismo da Rede Globo de Televisão em Brasília, durante quatro anos.
  • Editor-chefe do Jornal Nacional, da Rede Globo, durante quatro anos.
  • Editor-chefe adjunto do jornal O Globo, no qual trabalhou por 11 anos.
  • Criador e primeiro editor-chefe do Globo online, site que deu origem ao Globo.com.
  • Idealizador, criador e coordenador do ‘Projeto Calandra’, do Globo, curso de jornalismo para profissionais recém-formados.
  • Editor-executivo responsável pelo fechamento da primeira página, editor de política, editor de esportes, editor de cidade e chefe de reportagem do Globo.
  • Coordenador da sucursal do Globo em Brasília.
  • Redator de política do Globo.
  • Em Porto Alegre: repórter e subeditor do Correio do Povo, repórter da Zero Hora e editor das rádios Gaúcha e Continental
  
Especializações adquiridas:

  • Edição de jornal impresso.
  • Durante quatro anos comandou a redação do Globo e foi responsável pela edição diária da primeira página, tendo sido ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo por este trabalho.
  • Planejamento e organização de coberturas especiais (eleições, copas do mundo, olimpíadas etc).
  • Edição de política.
  • Formação, treinamento e comando de equipes.
  • Planejamento e lançamento de novos produtos jornalísticos.
  • Planejamento e execução de projetos multimídia
  • Controle de qualidade e ética em conteúdo televisivo, tendo sido responsável por crítica interna do telejornalismo da Globo quando exerceu a função de editor-chefe do JN.
  • Análise de mídia.
  • Consultoria estratégica de mídia para políticos e empresários
  • Redação de discursos e artigos
  • Redação e edição de livros (editou livros para a Michelin do Brasil e é autor de um livro sobre os 100 anos da T. Janer)



Nenhum comentário:

Postar um comentário