quarta-feira, 29 de março de 2006

Quem deve controlar os jornalistas?

O post sobre a arrogância dos jornalistas rendeu algumas opiniões curiosas e interessantes. A do zéesutáquio deve ser uma boa sacaneada, mas o meu cérebro, meio esmerilhado, não consegue lembrar do que se trata. Pode ser alguma besteira que andei fazendo nos velhos tempos. O cris aproveita para dizer que não é uma cristina, nem cristiana. Pena.

Quando ao conselho do jornalismo, no que me diz respeito, concordo com esse menino, o Leonardo Marona. Não quero um grupelho de sábios decidindo sobre o que posso ou não posso escrever. Para isto existe lei de imprensa que, no entanto, deve ser aplicada com mais rigor.

zeeustaquio@gmail.com disse...
Melhor limitar-se ao sapo que levita. Né mesmo, Marona?
Ter Mar 28, 12:42:48 PM 2006

cris fagundes disse...
Aí quando se tem qualquer iniciativa de controlar a impresa, ela chia "isso é censura, ai-5!"Eu acho que tem que se elaborar um mecanismo de analise das imprensas sim. Não tem nada a ver com tirar liberdades.Pequena correção: cris(meio feminino, né?)é de cristiano, um internauta muito macho.Um abraço.
Ter Mar 28, 03:21:26 PM 2006

leonardo marona disse...
a questão é: esse controle tem que partir de um grupo. algum grupo formado de pessoas "capacitadas" tem que escolher esse grupo. esse grupo deve ser formado por pessoas isentas (diz-se, sem interesse pessoal no centro do poder político). primeira contradição: se uma não tem interesse no poder político, como pode avaliá-lo, através dos órgãos de imprensa, cujos erros e mesquinharias são estreitamente ligados com a corrupção do poder público? quem seria isento o suficiente para formar esse grupo palatino? se existe algo ou alguém capaz de vigiar a imprensa, são os jornalistas competentes, só.
Ter Mar 28, 05:13:20 PM 2006

Paulo Celso disse...
Eu discordo. Infelizmente todos tempos opções pessoais e se for formado um órgão que controle a imprensa podemos ter perseguições, por mais bem escolhido que sejam seus membros. Por estarmos num regime democrático, ainda acho que quem escolhe o que é bom ou ruim e deve aprsentar sanções é o leitor e a Justiça, não um grupo de brilhantes jornalistas.
Ter Mar 28, 09:14:32 PM 2006

LCMarques disse...
A imprensa, ou quem quer que seja, não deve ser responsabilizada civil e criminalmente por compactuar de um ato ilícito?A liberdade de expressão e sigilo de fontes tem limites, ou não?
Ter Mar 28, 09:57:22 PM 2006

cris fagundes disse...
É verdade que a idéia de um orgão controlador soe como se fosse algo repressivo. Acho que a criação de um orgão do gênero cairia facilmente no policiamento. Não deve ser um grupo de brilhantes jornalistas, apenas um grupo de pensadores, um bom senso coletivo com voz para confrontar as injustiças publicadas pela imprensa, sem segundas intenções. Não deve ser governamental, tem que ser uma livre e espontânea manifestação de repúdio, por um grupo de pessoas de bom senso.
Ter Mar 28, 10:40:09 PM 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário