Mario Marona trabalhou nas maiores redações do país e se especializou em análise de mídia e assessoria de campanhas eleitorais. Tem 60 anos. Começou no jornalismo aos 18.
Atividades:
- Diretor de Jornalismo da Rede
Bandeirantes de Televisão no Rio de Janeiro, durante o ano de 2007.
- Editor-chefe do Jornal do Brasil,
durante o ano de 2006.
- Editor de publicações e redator
da Margem Comunicação, de 2003 a 2005.
- Professor de jornalismo na
UniverCidade, no Rio de Janeiro, em 2004 (disciplinas de Edição de Jornal
Diário, Livro-Reportagem e Técnica de Reportagem em Televisão)
- Editor-executivo do Jornal do Brasil, em 2002.
- Diretor de Comunicação Social do
Senado, em 2001; assessor de imprensa do governador Leonel Brizola, em
1983; autor de análises diárias de mídia para dois governadores de estado;
autor de artigos para jornais e revistas.
- Diretor de Jornalismo da Rede
Globo de Televisão em Brasília, durante quatro anos.
- Editor-chefe do Jornal Nacional,
da Rede Globo, durante quatro anos.
- Editor-chefe adjunto do jornal O
Globo, no qual trabalhou por 11 anos.
- Criador e primeiro editor-chefe
do Globo online, site que deu origem ao Globo.com.
- Idealizador, criador e
coordenador do ‘Projeto Calandra’, do Globo, curso de jornalismo para
profissionais recém-formados.
- Editor-executivo responsável pelo
fechamento da primeira página, editor de política, editor de esportes,
editor de cidade e chefe de reportagem do Globo.
- Coordenador da sucursal do Globo
em Brasília.
- Redator de política do Globo.
- Em Porto Alegre: repórter e
subeditor do Correio do Povo, repórter da Zero Hora e editor das rádios
Gaúcha e Continental
Especializações adquiridas:
- Edição de jornal impresso.
- Durante quatro anos comandou a
redação do Globo e foi responsável pela edição diária da primeira página,
tendo sido ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo por este trabalho.
- Planejamento e organização de
coberturas especiais (eleições, copas do mundo, olimpíadas etc).
- Edição de política.
- Formação, treinamento e comando de
equipes.
- Planejamento e lançamento de
novos produtos jornalísticos.
- Planejamento e execução de
projetos multimídia
- Controle de qualidade e ética em
conteúdo televisivo, tendo sido responsável por crítica interna do
telejornalismo da Globo quando exerceu a função de editor-chefe do JN.
- Análise de mídia.
- Consultoria estratégica de mídia
para políticos e empresários
- Redação de discursos e artigos
- Redação e edição de livros
(editou livros para a Michelin do Brasil e é autor de um livro sobre os
100 anos da T. Janer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário