domingo, 14 de maio de 2006

Um repórter que detesta blogs

Está na Folha de hoje uma entrevista com o repórter Robert Fisk, especialista em Oriente Médio, que trabalha para o britânico Independent. Ele diz que não navega na internet e não lê blogs e justifica:

— Para que serve todo este lixo?

Eis algumas opiniões de Robert Fisk:
  • Os jornais já não são mais uma fonte de informação confiável. Nos EUA, minhas palestras estão sempre cheias. E não é porque sou eu quem está falando, mas porque os norte-americanos estão percebendo que não podem confiar no que o "New York Times" ou o "Los Angeles Times" oferecem.
  • Não gosto de internet, não uso nem e-mail. Meus colegas se vangloriam de que, com a internet, conseguem ler todos os jornais importantes do mundo antes das 11h da manhã. E eu respondo: "Às 11h da manhã eu já fiz entrevistas e estou escrevendo meu artigo para o jornal". Quem precisa ler todos esses jornais? Para que todo esse lixo?
  • Os blogs poderiam ser uma alternativa, mas não são. Porque, se você os imprimir, as pessoas que escreveram aquilo muitas vezes vão ter de ser julgadas, pois não podem provar o que está lá. Eles não usam as mesmas regras. No seu blog você poderia dizer que me entrevistou na Lua e não neste hotel. E tudo bem. Mas escreva isso no jornal. Você teria problemas. Ou não?
  • Eu ainda eu ainda leio jornais. Mas não entendo por que é tão difícil fazer o mais fácil, que é escrever o que realmente acontece. O mundo não acaba se você faz as coisas direito. E eu cobri o Oriente Médio a maior parte da minha carreira, um lugar perigoso. Os jornalistas têm medo. Eles transformam um território ocupado num território "disputado", uma colônia num "assentamento".

Um comentário:

Marcus Cavalcante disse...

Vamos fazer o quê, Marona? Se Blog é lixo então vamos administrar o nosso monturo. Mas é bom desconfiar de jornalista que discrimina leitura, novela ou o programa do Ratinho. Não gostar é prudente mas não ver é imprudência./// Em tempo: Valeu a visita à minha lixeira. Agradecido e honrado.

Postar um comentário