A versão mais verossímil para o corte de Ricardinho da seleção brasileira de vôlei eu ouvi do repórter Bruno Voloch, ontem, na Band News FM: o levantador teria discutido asperamente com o técnico Bernardinho porque se recusou a dividir com a comissão técnica da seleção, após o mundial da Polônia, o prêmio que recebera como melhor jogador do torneio. Aceitava dividir 50% do prêmio, mas apenas com os jogadores.
Na discussão, Ricardinho argumentou mais ou menos da seguinte maneira: "Se eu não dou palpite sobre suas palestras, pelas quais você recebe R$ 50 mil, você não tem direito de se meter na maneira como eu administro o meu dinheiro".
Se disse isto, o jogador tinha razão.
É razoável que o prêmio dado a toda equipe pela conquista do título seja dividido também com a comissão técnica, mas a premiação de melhor jogador do torneio é vitória pessoal de um único atleta, que não depende apenas de treinamento e cumprimento de orientações táticas. O dinheiro, portanto, era de Ricardinho, que ainda assim propôs dividí-lo com os colegas de quadra.
Mas ainda ha muito a esclarecer sobre esta história.
16 comentários:
Compreendo o seu ponto-de-vista, mas tenho cá minhas dúvidas. Acho que tudo depende de várias coisas como o(s) acordo(s) preestabelecido(s), e forma como a coisa toda foi discutida. Penso que uma coisa é dar a palestras, fora do âmbito da seleção, dos treinamentos, jogadores e etc. Outra coisa é quando se trabalha com um grupo onde existem a convivência, as viagens e outras coisas envolvidas. Finalmente, lendo as notícias percebo que houve um apoio dos jogadores ao Bernardinho, e talvez isto nos dê uma boa pista do que realmente aconteceu nos bastidores da seleção. De qualquer modo, é uma pena que tudo isso tenha acontecido logo com a melhor seleção de vôlei do mundo.
Bruno desertoo2007@yahoo.com
Após um ano vem à memória o caso da dispensa do Ricardinho levantador da seleção brasileira de vôlei.Com a derrota para os EU na liga mundial 2008 na semifinal eis que surge novamente tal questionamento: o Ricardinho faz falta ao plantel da nossa seleção de vôlei e até que ponto isso é real?. Acho que ele não faz falta, um dia o time tinha que perder e que bom que os E.U. novamente fez o time acordar, espero. No caso do Ricardinho,se verdade, não acho que a partilha do dinheiro seria incorreta para o grupo todo, tinha que saber se outras vezes isso ocorreu, se é de prache ocorrer essa divisão como queria a comissão técnica.
Engraçado como sempre aparece gente querendo justificar as atitudes do Bernerdinho, mesmo sem saber NADA do que realmente aconteceu em relação a esse episódio. Sempre acham que se o Bernardinho tomou tal atitude, com certeza foi correta (como se ele fosse um iluminado, um tipo de guru, ou líder espiritual). Acredito que ainda surgirá o que realmente aconteceu nesse episóidio. Tenho certeza que as coisas não são assim tão rosinhas pro lado do Bernardinho.
É.... o arrogante Bernardinho, que prega a doutrina do autoritarismo no lugar da autoridade, da imposição no lugar do diálogo, do "quem manda aqui sou eu" como premissa de um chefe (porque ele é um chefe, não um líder) de maneira totalmente incompetente e míope mandou embora o melhor levantador do mundo, com o objetivo de abrir caminho para seu filhinho medíocre poder entrar na seleção. Durante o Pan sua burrice ficou camuflada devido ao baixo nível dos adversários, o que fez com que alguns tapados gritassem "dane-se Ricardinho". Todavia, a vergonha na Liga Mundial e agora a derrota para a Rússia durante as olimpíadas expuseram as fissuras na fictícia "família Bernardinho". Para o cappo Bernardinho (ele daria um ótimo nazista, não?) se o melhor do mundo for um gênio mas não for com sua cara (talvez devido à sua imensa arrogância, prepotência e autoritarismo) e não quiser se submeter humilhantemente a seus ditames ditatoriais não merece continuar na sua seleção. Não discuto sua "competência" como técnico (embora quisesse vê-lo dirigindo a seleção de vôlei do Siri Lanka pra ver se ele é tão bom assim). Comparando com o futebol, parece que segundo sua cartilha jogadores como Garrincha, Romário e Maradona deveriam ser cortados de seus times por não serem "disciplinados". Ele se esquece que gênios ou até mesmo quem está acima da mediocridade muitas vezes pode não ter muita facilidade no que diz respeito a relacionamentos interpessoais. Mas o verdadeiro líder consegue lidar com esses problemas, para conseguir tirar o melhor de seus liderados. Será que a mediocridade tática do Brasil é por causa da falta que faz o melhor levantador do planeta? Depois das olimpíadas teremos a resposta.
Caramba..... quanta coisa dita sobre um episódio muito comum no mundo do esporte: o corte de um atleta.
Bom, tenho só uma coisa a dizer: vôlei é conjunto. É a soma ordenada de qualidades individuais.
Não é possível vencer no vôlei com apenas um craque (nem no futebol é, já foi, nos tempos dos garrinchas e cia, mas não é mais, como prova a derrota do "super" time de futebol feminino nessas olimpíadas, com a Marta baixando a cabeça e partindo pra cima.... perdemos para um time se super-martas, mas com conjunto).
Quanto ao vôlei - quem jogou sabe - é um esporte de muita concentração e trabalho em equipe.
Acho o Ricardinho um baita levantador, um líder inclusive, mas se de alguma forma o conjunto ficou prejudicado, melhor perder um atleta...
Se o Bernardinho é arrogante, não sei... não o conheço pessoalmente, mas antes de qualquer coisaele me parece ser extremamente competente...
E sobre o Bruninho, acho simplesmente que ele não está pronto para a seleção, tanto que é reserva. Quem sofre com isso é o Marcelinho, que é um grande levantador, e se viu metido nessa confusão toda...
A seleção vai ganhar o ouro em Pequim, o Bernardinho vai sair e todos os críticos vão querer a sua volta, mesmo que não admitam... fui
Será que o Ricardinho, mais como um líder e também como jogador não fez falta no final de tudo??? (bons jogadores têm em muito mais quantidade que líderes, que são excepcionalmente raros e decisivos).
Se o Bernardinho não fosse tão prepotente e arrogante chegaria a conclusão que ele, muito provavelmente, jogou dois ouros no lixo com o corte de Ricardinho. Mas ele é o chefe, não? Ele nunca errou e nunca errará...
O volleyball é um esporte de time. Certíssimo! É por isso que é fundamental algum jogador que faça os outros companheiros tirar aquele sangue a mais, o que simplesmente não existe no time atual no Brasil.
A 'família' Bernardinho (embora de fato, há um ano é uma família mesmo) mostrou-se uma ilusão. Numa família há divergências, mas tudo é harmonizado pelo bem comum. Mas viu-se que, o que ocorre é uma ditadura de um homem só, e acabou. Não tirando nenhum mérito dele como técnico; mas que ele errou feio, errou! A pena é que ele não é capaz de aprender com isso. Quem pagou infelizmente foi o time que representa o Brasil.
Bernadrinho é um grande técnico? É!! Pena que seja arrogante além da medida. O time é excelente? Eu diria que "quase isso". Mas assistindo ao jogo contra a seleção estadunidense ficou claro que faltou Ricardinho. Que me perdoe Marcelinho, mas Ricardinho ainda é o melhor levantador do Brasil, senão do mundo. Viram que Ball (levantador dos EUA) distribuiu as bolas melhor que nosso levantador? Variava mais as jogadas. Méritos dele ou do nosso saque ruim? Eu diria que um pouco de cada. Estados Unidos sacaram demais e nesse caso caberia ao nosso levantador consertar os erros da recepção como fosse póssível, mas de forma eficiente. Marcelinho não fez isto. Outra coisa: o que houve com nosso bloqueio nas bolas de ataque pelo meio de rede? Foi extremamente ineficiente e por ali a seleção estadunidense fez a festa. Eles descobriram como neutralizar nosso meio-de-rede e nós ficamos os três últimos sets vendo eles construirem pontos e mais pontos nesse fundamento. Faltou técnico. Faltou você, Bernardinho, chamar, orientar e dar uma postura mais eficiente ao nosso bloqueio. Houve também momentos de apagão do pessoal na quadra em que não conseguiram transformar em pontos diversos contra-ataques ou então quando deixaram cair bolas em nossa quadra que não estavam tão dificeis de serem defendidas. Enfim, o bloqueio dos EUA tinham a leitura perfeita de nossos ataques pela falta de variação de jogadas e nosso bloqueio não chegava nas bolas-de-meio. Faltou um técnico menos arrogante fora da quadra e faltou Ricardinho dentro dela pra consertarem esses erros.
Concordo com os comentários aki do blog, o Ricardinho fez sim, muita falta nesta olimpíadas e disse tudo quem escreveu o Bernardinho é um chefe, tipo aquele professor que ameaça grita e tal, um líder é bem diferente disso.
Concordo com os comentários aki do blog, o Ricardinho fez sim, muita falta nesta olimpíadas e disse tudo quem escreveu o Bernardinho é um chefe, tipo aquele professor que ameaça grita e tal, um líder é bem diferente disso.
Com todo o respeito e admiração que tenho pelo nosso levantador Marcelinho e partindo do principio de que Ricardinho faria a diferença naquela final. Meu comentário inicia-se com uma pergunta. Quem perdeu a medalha Olimpica, foi o Brasil ou Bernardinho? Será que o corte de Ricardinho do Pan em nossa casa, já não seria uma medida disciplinar educativa? Era necessário penalizar toda uma equipe, um trabalho, uma nação de 180 milhoes de brasileiros...Um técnico teria esse direito (poder)?
Bom, as olimpíadas terminaram e o nosso vôlei foi prata. Pude observar inumeros comentários aqui no blog, uns culpam Bernardinho e outros apoiam Ricardinho. Concordo quando dizem que chefiar é diferente de liderar, e o Bernardinho é chefe e não líder. Quando o grupo apoiou Bernardinho a seleção tirou um elo de sua corrente, ocasionando o declive, que era eminente. Se o Ricardinho ou Bernardinho erraram, quem perde é a seleção, afinal, faltou personalidade de líder e imperou a postura do chefe. Marcelinho fez o que estava ao seu alcance, afinal, era reserva de Ricardinho, o time todo fez o que pode, mas Ricardinho é Ricardinho e que ele fez muita falta ele fez. Quando vc encurta uma corrente tirando um elo vc diminui sua resistência e a seleção perdeu justamente por faltar este elo.
Ficou evidente a falta que Ricardinho fez no time do Brasil.... os USA tinham o melhor levantador das Olimpíadas porque o melhor do Mundo não estava lá... agora se Bernadinho (e sua prepotência...)isoladamente (sem os demais membros da equipe técnica)faria falta, eu não tenho tanta certeza!!! Depois da expulsão do PAM (imagine se uma "família de verdade" expulsa um dos seus membros daquela forma! E se foi por grana.... que família, hein?) Espero que Bernardinho saia da seleção para Ricardinho voltar....
O levantador da seleção americana (Ball) parece um cara bem difícil. Cara de poucos amigos, provavelmente não divide nada com ninguém. Se dependesse de simpatia não o convocaria. Barbudo, bad boy....MAs noooooooossssa, o que o cara joga....... Fez a diferença. Ele e o Stanley fizeram muita diferença....O Bernardinho fez sua escolha, se foi a certa ou não nunca vamos saber. Se levassem o ouro seria sua redenção, agora tudo é questionado.... Escolhas, escolhas......Tudo muito aleatório....Valeu sua coerÊncia.....PEna sua prepotência...
O RICARDINHO REALMENTE FAZ FALTA NA SELEÇÃO, POIS´TRATA-SE DE UM MARAVILHOSO LEVANTADOR. DISTRIBUI BEM AS BOLAS, TEM VISÃO DE JOGO, AGILIDADE, VERSATILIDADE...
O BERNARDINHO DEVE PRIORIZAR O ATLETA, NÃO O DINHEIRO QUE ADVEM DA COMPETÊNCIA DO MESMO.
CONVOCAR PARA A SELEÇÃO SEU FILHO, TAMBÉM FOI ABSURDO, POIS É VISTO A OLHO NU, QUE O RAPAZ NÃO ESTÁ PREPARADO.
OUTRO FATO QUE NÃO ENTENDO É O PORQUÊ DA MÍDIA SER TAÕ OMISSA, QUANTO A ESTE NEPOTISMO.
Nosso time é fantástico, jogadores talentosos e um técnico muito competente. A vida não é feita somente de momentos vitoriosos, existem momentos em que o nosso máximo não significa o primeiro lugar. Mas convenhamos, nosso máximo não estava em quadra...O brasil sempre repete seus erros, alguém sabe por que deixaram o Romário aqui na Copa de 98? O Ricardinho fez muita falta, e assim como o Zico um dia errou, desta feita o erro maior foi do Bernardinho. Para mim ele falhou com o Brasil, pode atpe ter agradado o grupo, mas aqui ninguém gostou. Tenho dito.
Vá me perdoar mas dizer que o Ricardinho recebeu o prêmio por merecimento exclusivo é dizer que não entende nada de Vôlei. Principalmente o time do Brasil, só joga bem quando todos participam. Queria ver o Ricardinho se destacar sem o pásse do Escadinha, sem a velocidade do Giba e toda a tática da seleção que deixa os bloqueios adversários loucos. Todos os adversários sabem que precisam arriscar tudo no saque pra quebrar o passe do Brasil e em consequência a velocidade inigualável deste time.
Parabéns pros jogadores e Bernardinho. Não há lugar pra egos e sim pra time.
Vá me perdoar mas dizer que o Ricardinho recebeu o prêmio por merecimento exclusivo é dizer que não entende nada de Vôlei. Principalmente o time do Brasil, só joga bem quando todos participam. Queria ver o Ricardinho se destacar sem o pásse do Escadinha, sem a velocidade do Giba e toda a tática da seleção que deixa os bloqueios adversários loucos. Todos os adversários sabem que precisam arriscar tudo no saque pra quebrar o passe do Brasil e em consequência a velocidade inigualável deste time.
Parabéns pros jogadores e Bernardinho. Não há lugar pra egos e sim pra time.
Postar um comentário