quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Que polícia é esta?


Quem vive no Rio já se acostumou: os criminosos não têm medo da polícia. Já tiveram, em outros tempos, mas agora a identificação de uma vítima de assalto como PM, bombeiro ou policial civil é uma sentença de morte. O sujeito é sumariamente executado. A maioria dos 125 policiais mortos no Rio este ano perdeu a vida nessas condições - fora de serviço e sem farda.

A situação do Rio guarda certa semelhança - no desrespeito pela autoridade da polícia - com os distúrbios que estão ocorrendo em Paris esta semana.

No domingo à noite, dois garotos de moto, sem capacete e em alta velocidade, bateram num carro da polícia e morreram no hospital, pouco depois. O acidente reativou a revolta dos subúrbios e, em dois dias, 140 policiais franceses ficaram feridos em confrontos com manifestantes. Vários estão entre a vida e a morte. E não há notícia de nenhum - rigorosamente nenhum - manifestante ferido.
E mais uma curiosidade: os jornais franceses não deram, nas edições de ontem, grande destaque aos conflitos, como se vê na primeira página do Le Monde. A chamada era apenas um TL.

Um comentário:

CFagundes disse...

Pois é Maronão, também tenho dificuldades em acompanhar o raciocínio da imprensa francesa...

Que falar sobre a prisioneira Ingrid Betancourt, a garota propaganda da politicagem do resgate dos prisioneiros das FARC? Calor de referendo a nível internacional? Que zona...até sarkozy já enfiou o narigão..

Outra coisa... o que é TL mesmo?

Abraço do blogueiro que já aprendeu bastante por aqui...vê se atualiza esta porra com mais freqüência!
abs,

Postar um comentário