domingo, 8 de junho de 2008

Querem garfar os royalties do Rio

Merval Pereira chama atenção, no artigo deste domingo no Globo, para uma ameaça que pesa sobre o Rio de Janeiro: querem garfar parte dos royalties do petróleo a que o estado tem direito, por ser responsável por mais de 80% da produção nacional. O senador Aluizio Mercadante pretende modificar a distribuição desses recursos, para beneficiar São Paulo.

O artigo mostra que, com o preço do petróleo nas alturas, a arrecadação do Rio com royalties vai aumentar exponencialmente. Mas lembra que as prefeituras botam a dinheirama que arrecadam na lata de lixo, com despesas administrativas. E cita uma exceção:

"O melhor exemplo da utilização virtuosa do dinheiro dos royalties é o município de Rio das Ostras, terceiro maior beneficiado, que investe cerca de 60% dos recursos e tem a maior renda per capita do estado - R$ 8.791,00, enquanto a média estadual é de R$ 1.269,00."

Eis um bom momento para os chefes de reportagem mandarem repórteres a Rio das Ostras para relatar este fenômeno de administração eficiente e ética de recursos do petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário