segunda-feira, 21 de julho de 2008

Daniel Dantas vai sumir dos jornais

Meu comentário das 11 e 30 na Rádio Mundial AM1180:

Juro, eu sempre procuro boas notícias sobre internet. Mas às vezes é difícil encontrar.

O jogo na internet na semana passada era saber quantas horas Daniel Dantas ficaria preso. Ganhou quem apostou que seria muito pouco tempo.

Mas uma nova aposta começa a circular na web esta semana: quanto tempo vai levar para que o noticiário sobre Daniel Dantas desapareça dos jornais?

Não vai demorar muito, de fato, para que o assunto comece a sair das manchetes, até que, um pouco depois disso, sumirá das primeiras páginas.

E o pior: Daniel Dantas tem a chance – sim, porque para ele será uma vitória – de sumir do noticiário e continuar livre, leve e solto. Sem punição.

A Folha de São Paulo informa hoje, em reportagem de Lilian Christofoletti, que vai demorar quatro meses para que a Polícia Federal consiga concluir o exame e a perícia dos documentos apreendidos pela operação Satiagraha no apartamento do banqueiro e nas casas e escritórios dos outros 21 envolvidos. A PF terá que examinar minuciosamente quase uma tonelada de papéis e equipamentos de informática – CDs, DVDs e discos rígidos


Os blogs comentam hoje uma outra possível vitória de Daniel Dantas e sua turma: a interceptação da troca de e-mails entre o banqueiro e seus advogados de defesa provavelmente será considerada ilegal pela justiça. Se isto acontecer, o processo contra ele poderá ser anulado.

Isto já aconteceu. O também banqueiro Edemar Cid Ferreira, acusado de falir de propósito o Banco Santos, foi beneficiado pela mesma situação. Em 2006, pelo menos dois ministros do STF consideraram ilegais as provas obtidas contra ele através de e-mails interceptados que revelavam conversas entre o réu e seus advogados. Um dos ministros foi Eros Grau, que será relator do caso Daniel Dantas, agora. O outro nós conhecemos bem: foi Gilmar Mendes, que já concedeu dois habeas corpus a Daniel Dantas.

Na época do caso de Edemar Cid Ferreira, o presidente da OAB, Cezar Britto, afirmou:

"A interceptação da conversa do advogado com o cliente, além de inconstitucional, é de um autoritarismo inaceitável”.

Isto quer dizer, meus amigos, que os advogados de Daniel Dantas estão com a faca e o queijo na mão para anular o processo contra ele.


Mas esta não é a única má notícia sobre internet e seu mau uso. Acabo de ler no nosso site, no endereço www.mundial.am.br, uma notícia que deve preocupar a todos os brasileiros. Vejam só:

A greve dos Correios, que começou no dia 1º de julho, está causando problemas para os clientes e internautas.

Criminosos da web estão usando a greve para mandar mensagens com vírus.

Um e-mail criado pelos golpistas diz que a pessoa tem um Sedex para receber, mas que a encomenda está parada por causa da paralisação dos funcionários dos Correios.

Para saber mais, o texto sugere que o usuário baixe um arquivo em seu computador, sem saber que se trata de um vírus.

A mensagem que o internauta recebe vem com o logo da empresa e diz: " Prezado cliente, devido à greve, consta nos correios de sua cidade um sedex, no qual o remetente nos passou o seu e-mail. Se possível, comparecer a uma agência dos correios com seus documentos. Para saber de onde vem e quem enviou, basta clicar no link abaixo:

Ao clicar, o vírus é acionado.

Esse tipo de golpe é chamado de phishing scam. Os criminosos enviam e-mails e quando acionados, os computadores ficam infectados, com programas criados para roubar informações financeiras.

Depois de tanta notícia ruim, só mesmo uma frase de Dercy Gonçalves. Quando lhe perguntaram porque era tão desbocada, ela respondeu:

"O Brasil é que é o próprio palavrão."

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário