Tito Maciel deixou um comentário:
Marona...Sei que o fato de Ingrid Betancourt ter sido libertada é uma notícia importante em todos os aspectos (...) Agora, não vais escrever nada sobre a derrota do Flu e sobre o longo caminho do tricolor pra chegar novamente onde chegou, já que é o lanterna do campeonato brasileiro?
De fato, meu caro Tito, fui negligente em relação a um assunto importante. O sofrimento da torcida do Fluminense pela perda da Libertadores. Talvez tenha sido por pudor. Acabaria tripudiando sobre uma torcida derrotada, logo eu que vi no ano passado o meu time, outro tricolor, ser derrotado também numa final de Libertadores.
Posso dizer hoje algo que disse quando o Grêmio perdeu: o adversário foi melhor. O Boca, contra o Grêmio; a LDU, contra o Fluminense.
Ainda que tenha levado 4 a 2 no Equador, o Fluminense se acreditava muito melhor do que a LDU. Não é. O que se viu no Maracanã, a par da enorme força de vontade com que o Flu empatou a disputa, ao fazer 3 a 1, foi um adversário mais organizado e muito bem treinado para buscar o que precisava - apenas um gol a mais, seja no tempo normal, seja nos pênaltis.
O Fluminense, depois de empatar no valor agregado, parece ter tido uma pane. A LDU cresceu justamente deste momento em diante, quando ainda faltavam 30 minutos para o final da partida. Não se pode desprezar um time que tem dois pontas como Guerrón e Bolaños. Eles infernizaram a zaga tricolor e tiveram suas tarefas facilitadas por dois laterais que não sabem marcar - Gabriel e Junior Cesar.
Eu sou muito antigo. Sou do tempo em que lateral podia até fazer cruzamentos e gols, mas antes de mais nada tinha que saber marcar os atacantes adversários. Agora, lateral que marca é criticado por falta de talento. O resultado trágico desta nova visão a gente vê quando o adversário atua com pontas ou com jogadores que atuam abertos, junto às laterais.
Também me irrita um bocado este papo de "grupo fechado", "grupo que vem atuando junto e vencendo", especialmente quando serve como pretexto para deixar no banco um dos melhores atacantes do futebol brasileiro. Washington, vamos falar sério, não joga nada. Faz gols, claro, porque com aquele tamanho todo e ficando dentro da área quem não faria? Mas não é melhor que Somália. E é muito, mas muito pior que Dodô. Só que Dodô não era do grupo. Agora, não será mais nem do Fluminense.
Enfim, o Fluminense perdeu porque mereceu perder. Mas será um erro se adotar uma política de terra arrasada. Seja como for, esta direção levou o clube à disputa do título mais importante da América. Não é pouca coisa ser vice da Libertadores. O Grêmio perdeu a última que disputou, voltou ao campeonato brasileiro com enorme desvantagem, porque também jogara com reservas as seis primeiras partidas, e ainda assim ficou a apenas um ponto da classificação para a Libertadores seguinte. E o time era pior que o do Fluminense.
Quanto ao Renato Portalupi, se quiserem crucificá-lo, não tem problema. Mandem este marrento lá para o estádio Olímpico. Tem lugar para ele no lugar do retranqueiro Celso Roth.
Um comentário:
Belíssimo comentário!! Li muitos, assisti a muitos, mas não um tão centrado na causa do desastre do Flu como esse!! Felicitações!!
Postar um comentário