terça-feira, 8 de julho de 2008

A manchete de amanhã está pronta

Meu comentário das 11 e 30 na Rádio Mundial AAM1180:

Em jornalismo, um assunto importante é sempre atropelado pelo assunto mais novo. A cidade ainda comentava o estúpido assassinato do menino João Roberto, de 3 anos, por dois Policiais Militares, quando os portais, sites e blogs na internet mudavam o foco de suas telas de abertura.

A Polícia Federal prendeu hoje de manhã o banqueiro Daniel Dantas, o empresário Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

Estão garantidas, assim, as manchetes dos jornais brasileiros de amanhã.

Os três foram presos, junto com outras 21 pessoas, por envolvimento em crimes de desvio de dinheiro que são desdobramento do famoso caso do mensalão, que agitou o Brasil há dois anos.

O banqueiro Daniel Dantas, dono do Oppotunity, seria segundo a PF o comandante de uma quadrilha responsável pelos seguintes crimes financeiros:

Corrupção.

Lavagem de dinheiro.

Evasão de divisas.

Sonegação fiscal.

Formação de quadrilha.

Também já estão presos sete diretores do banco de Daniel Dantas.

Esta gente teria sido beneficiada pelo esquema de corrupção montado pelo publicitário Marcos Valério, de Minas Gerais.

Daniel Dantas e seus cúmplices teriam montado empresas de fachada para se beneficiar do desvio de verbas públicas.

Este é apenas um dos processo contra Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta. Há outros inquéritos em que eles são acusados de crimes equivalentes.

Daniel Dantas fechou há menos de três o maior negócio da história das telecomunicações no Brasil.

Vendeu a sua participação na Brasil Telecom e na Telemar (ou Ôi) por 1 bilhão de dólares. Uma operação que foi muito criticada e está envolvida em mistério e acusações de espionagem e fraude.

Como a operação da Polícia Federal, que envolveu 300 agentes em quatro estados, acontece de manhã cedo, a internet já está cobrindo intensamente o assunto, assim como as rádios e as emissoras de tevê.

Vai acontecer, de novo, aquele problema sobre o qual já falamos: os jornais, que saem apenas no dia seguinte, terão que fazer enorme esforço para trazer alguma novidade nas edições de amanhã.

Como sou um pouco cético, imagino que os jornais terão para amanhã a foto deste pessoal sainda da cadeia. Eles não costumam ficar muito tempo atrás das grades.

E vamos torcer para que esta notícia, ainda que seja importantíssima, não retire das primeiras páginas e da atenção dos jornalistas o caso do menino assassinado dentro do carro da mãe, na Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário