O chefe do tráfico da Rocinha decidiu e botou no papel: o candidato da favela à Câmara Municipal é Claudinho da Academia e não se fala mais nisso. Nenhum outro candidato pode buscar votos na Rocinha.
Este Claudinho é o sucessor de Willian de Oliveira na associação de moradores. Willian, que também foi acusado - e preso - por ligações com o tráfico, caiu em desgraça. No texto assinado pelo chefe do tráfico, Willian é citado como fonte de uma matéria de jornal sobre o toque recolher imposto pelos criminosos. E ameaçado:
"Qual é o seu objetivo? Liderança institucional não é mais você. Quero nomes das pessoas que participaram da reunião sobre o narcotráfico".
Quando presidia a associação e estava bem com os traficantes, Willian criou uma rede de ligações com gente de fora da favela. Ajudou Andrea Gouveia Vieira a obter boa votação na Rocinha. Quando preso, foi defendido por ela, então já eleita, pelo Viva Rio e por outras chamadas forças vivas da sociedade civil.
O TRE do Rio, tão rápido em propor o veto a candidatos com ficha suja, podia providenciar imediatamente o cancelamento da candidatura de Claudinho da Academia, uma vez que parece demonstrada a ligação dele com o tráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário