segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Schroeder: Europa não pode combater a Rússia


Do blog de Graça Magalhães-Ruether, correspondente do Globo na Alemanha, retiro trecho desta entrevista dada pelo ex-chanceler à revista Der Spiegel:

Gerhard Schroeder defende a Rússia
Já uma vez, o ex-chanceler Gerhard Schroeder (que governou a Alemanha entre 1998 e 2005) desafiou os Estados Unidos ao criticar a guerra do Iraque. Agora o ex-chanceler, que não perdeu nem um pouco o interesse pela politica três anos depois de deixar o governo, criticou os ataques verbais dos Estados Unidos e da Europa contra a Rússia.
Ele defendeu a posição da Rússia no conflito do Cáucaso, lembrando que o Ocidente não deveria ignorar que a guerra foi desencadeada pelo presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, que mandou bombardear a Ossétia do Sul, embora soubesse que com isso estava pondo o pais em uma perigosa aventura militar, para a qual o seu exército não estava preparado.
Em entrevista à revista Der Spiegel, na edição que circula nas bancas amanhã, Schroeder lembrou que a União Européia não poderia combater a Rússia, pois depende do seu petróleo e do seu gás.
"Não há nenhum problema decisivo do mundo que possa ser resolvido sem a ajuda da Rússia -- o conflito atômico com o Irã, a questão da Coréia do Norte, e também o Oriente Médio. Também o problema do clima só pode ser resolvido de forma universal. Moscou ratificou o Protocolo de Kyoto para o combate ao efeito de estufa, enquanto nós continuamos esperando por Washington", disse Schroder, lembrando que só os "sonhadores" podem imaginar que é possivel viver na Europa Ocidental sem o petróleo e o gás da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário