segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Frases escondidas

Declaração do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, cuidadosamente escondida no pé de uma matéria sobre o ataque de Israel contra Gaza:

"Nós alertamos sobre este risco. Conversamos com o Hamas, avisamos e pedimos que não violassem a trégua. Se tivessem nos atendido, poderíamos ter evitado a desgraça".

2 comentários:

Guido Cavalcante disse...

Seus posts evidenciam um grave problema diante da longuíssima crise palestina: a total irracionalidade do que acontece na região. O Hamas expulsou a Autoridade Palestina e domina Gaza - é o resultado da radicalização entre os palestinos. A que interese serve a radicalização na regiâo? Sem dúvida aos falcões de Washington e de Tel Aviv, assim como ao radicalismo islâmico. Não há solução. O que particularmente me impressiona nessa e em todas as guerras, é a total impropriedade de todas as iniciativas. A questão palestina virou um duelo na rua principal: todo mundo atira em todo mundo, enquanto procuramos desesperadamente um indicio de racionalidade onde apoiar o raciocínio. A sua pergunta sobre a eventualidade de lançar 470 foguetes (não são mísseis teleguiados) contra o Irã nasce dessa desenfreada aplicação da Lei de Talião - entramos todos na mesma (i)lógica - 'o que você faria, se fosse com você?' Esse é o resultado final ao constatar que o resultado da tática militar pode pender ora para um lado, ora para o outro, embora a estratégia a longo termo seja inviável para todos.

Guido Cavalcante disse...

Agora outra coisa: é evidente que apeans 6 mil ou 7 mil soldados não serão suficientes para Israel invadir, destruir o Hamas e depois dominar toda a Faixa de Gaza. Então, a ocupação vai precisar de mais soldados e pode durar muito tempo. Logo a guerra se tornará impopular em Israel e como é que ficam as eleições?

Veja bem que não estou polemizando com você, concordo até com a sua raiva. Eu sinto a mesma e embpora tenha amigos vivendo em Israel, não gosto de nenhum dos lados. Tento ver a coisa apenas friamente, técnicamente, dentro de minhas limitadas condições e informações.

O site que leio costumeiramente é o www.antiwar.com. Abraço.

Postar um comentário