quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A fraude de Illinois: falta explicar

Há muito ainda o que se descobrir neste mal-cheiroso caso do governador democrata de Illinois que tentou vender a vaga de Barack Obama no Senado.

O distante Obama jura que nunca conversou com o ladravaz Rod Blogojevich sobre o assunto, o que é, convenhamos, inverossímil.

Ainda que estivessem mesmo afastados um do outro, como informa a assessoria de Obama, os dois pertencem ao mesmo partido, são do mesmo estado e, afinal, o que estava em jogo era a vaga de senador do presidente eleito. Não é razoável que o detentor da vaga - hoje eleito presidente - não tenha conversado sobre a sua própria sucessão no Senado com o governador encarregado de indicar um nome para o seu lugar.

É óbvio demais para não ser verdade.

O Globo de hoje publica um ótimo infográfico, simples e eficiente, em que enumera e explica os cinco planos do governador de Illinois. Em quatro deles, Blagojevich obteria alguma vantagem, pecuniária ou política e, na outra ponta, o próprio Obama indicaria o seu sucessor no Senado. Embora o texto seja cuidadoso e descarte qualquer envolvimento do presidente eleito, o infográfico sugere claramente que Obama levaria vantagem em quatro dos cinco planos de fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário