quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Herói catarinense: não é bem assim

A quem a imprensa está tentando enganar com a edificante história do catarinense que devolveu R$ 20 mil encontrados no forro de um casaco doado à sua família?

Vamos com calma antes de eleger o herói do momento, como tentativa de curar o trauma dos militares e civis flagrados roubando donativos.

Daniel Manoel da Silva de fato devolveu o dinheiro à sua verdadeira dona. Por que se imagina que poderia ter agido de maneira diferente? Cumpriu com o seu dever.

Mas o fez, é preciso que se diga, estimulado por dois fatos importantes:

1. O dinheiro não foi encontrado por ele, mas por sua neta, uma criança.

2. A dona do casaco não é uma estranha, mas sogra de um sobrinho de Daniel. Foi quase uma doação em família, ainda que os personagens não sejam íntimos.

Existem por aí gestos de grandeza dignos de reprodução, como exemplo de que a humanidade, enfim, não está perdida. Mas o de Daniel, ainda que elogiável, convive com ressalvas.

Um comentário:

Guido Cavalcante disse...

Caro Mário, apesar de sua gripe horrorosa, você continua afiado como uma navalha. É ótimo encontrar péssoas como você, lúcidas, raríssimas nessa net meio aviadada. Estimo melhoras prontamente ou não, pois sair da cama vai te defrontar com esse país desalentador, haja vista a votação de forma solerte do Senado, nessa madrugada, agindo como os ladrões e reconduzindo 8000 vereadores inúteis ao cenário político. Portanto, melhoras ma non troppo (será assim a grafia?).

Postar um comentário