quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

JN de Obama foi morno

O noticiário da posse de Obama no Jornal Nacional de ontem só não estava mais frio que a temperatura em Washington.

Estava tudo lá, à disposição:
  • O primeiro presidente negro
  • A maior expectativa mundial já registrada em relação ao presidente
  • Mais de dois milhões de cidadãos diante do palanque
  • Muita gente chorando e emocionada
  • Uma equipe brilhante de repórteres
  • Um comando em Nova York de indiscutível competência

Por que, então, o jornal foi "paginado" para ser morno?

PS>: onde estão os anunciantes dos intervalos do JN? Ontem, a maioria dos breaks não tinha um único anúncio além das chamadas da própria Globo.

2 comentários:

Guido Cavalcante disse...

Suas observações são perfeitas, Marona. A Globo está com dificuldade para abandonar o falso equlíbrio informativo do JN, e se deixar penetrar pela suposição na capacidade de regeneração humana.
Afinal, este jovem, com uma sólida formação acadêmica e uma família que parece ser verdadeiramente amada, vem com discursos que revelam um lado adorável de crença nas boas tradições, de recuperacão de valores humanos e éticos, que... Bem, não creio que aqueles moços das notícias chegaram a perceber isso, acostumados que estão com o padrão de político mais ou menos palatável. Então aparece um carinha pedindo pra que abandonem,ao menos por um tempo, toda a ganância, o egoísmo, que começamos a pensar que será possível mudar. É claro que a bobagem da objetividade da Globo não está acostumada com isso. Na verdade, o jovem americano na Presidência foi muito rápido e já mudou inclusive o seu discurso -- Ele trocou o "we can" (algo que já está pronto, como uma fórmula)por "we will" (o compromisso com o objetivo a ser atingido). Tal mudança os jovens reporteres globais não compreenderam. Como tampouco compreenderam a finesa do traje de Michele e não souberam comentar que ela usavava trajes nada especiais -- suas roupas passaram uma mensagem ao povo dizendo "não me visto para dar show, estou indo a uma festa importante, mas não empenho as jóias para alugar o meu vestido". Êta casalsinho elegante! Os garotos da Globo não entendem nada disso.

Guido Cavalcante disse...

* perdão por minha grafia de fineza, que ontem saiu grossa, com "s" - êta flor do Lácio, maldita e bela :-)

Postar um comentário