terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Blogueiros com azia e medo de brigar com o leitor

Em vários blogs que visito diariamente tenho encontrado autores estressados com os ataques dos leitores e, em alguns casos, com a linguagem agressiva dos comentários.

Mino Carta chegou a pedir demissão do seu blog, depois de ser atacado por uma horda de defensores de Cesare Battisti.

Os blogueiros são donos dos espaços que criaram, literalmente, com exceção daqueles que trabalham para algum jornal ou portal - e mesmo nestes casos estão protegidos pelo direito de opinar livremente. É um erro acreditar que o blog pertence ao leitor. O visitante não paga nada para entrar e, na maioria dos casos, nem anúncios é convidado a ler.

De graça, meu chapa, nem hora certa. Só blog.

Blog não é como jornal. Não custa nada. Portanto, a gente pode dizer: não gostou, crie o seu.

Deve ser vício de jornalista que passou a maior parte da carreira trabalhando para empresas ou instituições públicas. Como este blogueiro, tiveram patrões e, ainda que comprassem uma ou outra briga, no final sabiam que só havia duas opções: aceitar as determinações ou procurar outro emprego.

Agora é diferente. O blogueiro é dono do seu blog. Ele é o patrão. Não precisa se comportar como os piores patrões que conheceu ao longo da vida profissional, mas pode, se quiser, impor ordem no seu quintal, ou sítio.

Excluir mensagens excessivamente grosseiras é uma prática civilizada. Ser ainda mais rigoroso com os comentaristas anônimos é uma precaução necessária.

Lula diz que tem azia quando lê jornais.

Tem muito blogueiro ficando com gastrite ao ler seu próprio blog.

Um comentário:

Leo Lagden disse...

Muito bom o seu post...aliás, como sempre.
Acontece que o mundo digital parece ainda estar entrando na rotina de muitos, que não aprenderam a utilizá-lo em sua plenitude.
Mas acredito que com o tempo, os blogueiros irão se acostumando com a liberdade da Grande Rede.

Postar um comentário