quinta-feira, 14 de maio de 2009

Obama: mais bravata do que reflexão

O veto de Barack Obama à divulgação de 44 fotos em que soldados americanos submetem a maus tratos prisioneiros de guerra no Iraque e no Afeganistão não incomoda tanto quanto a decisão do mesmo Obama, tomada no dia 23 de abril, de permitir o pleno acesso da opinião pública às imagens.

Obama irrita menos por censurar fotos que, ele concluiu agora, podem estimular o ódio contra os sldados americanos no exterior, do que por estar se especializando em opinar antes de refletir, o que o leva a decisões precipitadas. O porta-voz da Casa Branca explicou a nova opinião de Obama:

"O presidente refletiu sobre o caso e acredita que as fotos têm o potencial de significar uma ameaça às nossas tropas".

Pela explicação, pode-se deduzir que Obama não refletiu antes de defender a liberação das fotos, no mês passado.

Um comentário:

Judô e Poesia disse...

Primeiro queria dar os parabéns pelo blog, que é leitura obrigatória, depois dar uma pitaca: "acho que o Estados Unidos se tornou um país de estúpidos, e, pior, de estúpidos poderosos. Minha sensação é a do aluno bonzinho que vai chegar na escola e ser sacaneado pelos valentões. A tortura defendida institucionalmente, as guerras sob pretextos errados, as prisões como Guantanamo, a fraqueza diante da questão Palestina,despiram os Estados Unidos da autoridade moral para falar em liberdade." Domingos, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Postar um comentário