segunda-feira, 20 de julho de 2009

O último exilado brasileiro

Eis, enfim, a versão brasileira do soldado japonês que levou 20 anos para se convencer de que a Segunda Guerra tinha acabado - e que eles haviam perdido.

A matéria é da Yacy Nunes, para o Jornal do Brasil:

Traumatizado até hoje com a ditadura militar iniciada em 1964, embora tenha sido anistiado em outubro de 2008 pelo Ministério da Justiça, o marinheiro Antônio Geraldo da Costa, que tem o apelido de Neguinho desde que fugiu do país, em 1969, voltará finalmente ao Brasil amanhã. Nascido em 1933, no sertão da Paraiba, o último refugiado brasileiro, que decidiu perder o medo e retornar ao país, vai morar no Rio de Janeiro.

Após 40 anos de exílio, primeiro no Chile e, depois do golpe contra Salvador Allende, em Estocolmo, na Suécia – onde trabalhou como auxiliar de enfermagem, até se aposentar, no ano passado – será recepcionado no Aeroporto Tom Jobim às 15h30m de amanhã por um pequeno grupo de ex-militantes, denominados "Os amigos de 68". Solidários, eles não querem que o companheiro tenha aborrecimentos com a alfândega ou com a burocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário