'O Projac é o futuro da educação', afirma o economista Paulo Guedes
CAMPOS DO JORDÃO (SP) - O economista Paulo Guedes, sócio-fundador do fundo de private equity BR Educacional, foi enfático ao afirmar a importância da digitalização para o futuro do setor de educação, durante uma mesa redonda realizada no 4º Congresso de Mercados Financeiro e de Capitais, promovido pela BM&FBovespa, em Campos do Jordão, SP.
- O Projac é o futuro da educação. A educação vai ter que oferecer o conteúdo digitalizado - afirmou, usando como ponto de comparação o núcleo de produção de conteúdo da TV Globo para traçar as perspectivas do setor.
Segundo ele, o capitalismo não gosta de gente egoísta, "que não divide o conteúdo", usando desta vez a universidade americana de Harvard, referência internacional, como um mau exemplo.
- Harvard tem um futuro incerto, tem um déficit anual de US$ 400 milhões. Tem uma dívida enorme e não divide o seu conteúdo - acrescentou
O economista, que participou da criação do Ibmec, instituto que é referência em pós-graduação no país, falou sobre o amadurecimento dos investimentos no setor de educação, área que, na sua opinião, tem muito para crescer no Brasil, em especial com o choque demográfico previsto para os próximos anos.
- Entre 2030 e 2050, a maior parte da população estará na faixa etária produtiva. Estas pessoas vão precisar se aperfeiçoar - afirmou.
Paulo Guedes elogiou ainda a abertura de capital de vários grupos nos últimos anos, com a concorrência acirrada pelo público e por novas aquisições.
- Quando eu ajudei a criar o Ibmec, estávamos fazendo o Banco Pactual e a educação era um hobby para mim. Depois que criamos o MBA em Finanças, com a concorrência com a FGV, surgiu um mercado de pós-graduação que movimenta hoje US$ 300 milhões por ano - lembrou.
Apesar dos desafios que ainda existem no setor de educação, Paulo Guedes não acredita que vá faltar mão-de-obra se o país crescer muito. Para ele, o que acontecerá será o contrário.
- A gente simplesmente não vai crescer muito se faltar mão-de-obra - disse.
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