domingo, 8 de novembro de 2009

Que sorte! Queimou tudo, mas você está vivo.

Você sempre imagina: isto nunca vai acontecer comigo.

Aí, um dia, tarde quente de verão antecipado no Rio, você volta do exercício diário na Lagoa, acende a chama-piloto, espera o suor diminuir, liga o chuveiro, ouve um ruído incomum, sente um cheiro estranho de queimado, acha que só pode ser no vizinho e, antes de concluir a especulação, o vidro da janela do banheiro explode, enche a peça de cacos e, ali, peladão, você se dá conta do inimaginável: tem um incêndio acontecendo no meu apartamento.

Do jeito que está, procura a Pipoca, sua cachorra, descobre que ela está grudada nos seus calcanhares, como sempre, e pensa o seguinte: preciso saber se o fogo chegou às portas da cozinha e da sala, que ficam quase encostadas uma na outra. Se chegou, não terei como sair daqui.

Corre pelo corredor, escorrega e cai duas vezes, levanta, descobre que continua pelado, mas constata que o incêndio está limitado, ainda, à área de serviço.

Menos mal.

Veste um calção, desliga os disjuntores, pede pelo interfone que o porteiro chame os bombeiros e mande logo alguém para ajudá-lo.

Começa a desenrolar a mangueira de emergênca do corredor imaginando o óbvio: é claro que esta porra não vai funcionar.

Mas funciona. Não apenas para apagar o fogo, em poucos minutos, como para inundar completamente o seu apartamento, os outros três apartamentos do mesmo andar, o poço do elevador e, descendo pelas escadas, e praticamente todos os andares até a garagem.

É quase uma transposição do São Francisco.

A área de serviço já era. O fogo acabou com o que tinha lá: máquina de lavar, tanque, armários, azulejos, teto, portas...

O que escapou do incêndio, foi afetado pela água.

"Que sorte! O que importa é que você está vivo", consola um vizinho.

E você pensa: "Sorte mesmo é se fosse no teu apartamento e eu estivesse aqui oferecendo apoio".

Pensa, mas não diz.

E agradece, quase comovido.

Eis algumas fotos do "sinistro".








Posted by Picasa



5 comentários:

Marcos Salomão disse...

Putz, pegou fogo no banheiro? Sempre tive medo desses aquecedores a gás!!!

Guido Cavalcante disse...

Impressionante. Gostei do timing da narrativa.

Leo Lagden disse...

Caramba...
Uma lástima...também tenho pavor desses aquecedores a gás.
Mas, a opção são chuveiros elétricos, que também não confio muito.

marona disse...

Frase do perito da polícia que veio ao apartamento:

"Em 20 anos de trabalho, nunca periciei uma morte por acidente com chuveiro elétrico, mas já periciei dezenas de mortes por acidente com gás em banheiros".

lola aronovich disse...

Bom, como acabei de ser brusca contigo num comentário em que vc foi homofóbica, vou só dizer que este post está muito divertido. É chato rir da desgraça dos outros, mas... E bom saber que chuveiro elétrico só causa choque. Muuuuitos choques.
E só pra alfinetar: pelo menos a Pipoca está viva!

Postar um comentário