segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O blog está inibido. Por enquanto

A gente vai envelhecendo e ficando sentimental. Se comove com manifestações como a deste visitante do blog:




Que me 2110 voce apareça mais neste espaço. 




Voce esta na minha caixa de favoritos na categoria dos que menos postam.

Uma pena!

Sem brincadeiras:

Mesmo sem conhecê-lo (voce não vem em Goias e eu não tenho grana para ir ai) já te admiro e desejo que sua saúde não lhe pregue peças este ano!


Este leitor e alguns outros, que aparecem por aqui de vez em quando, merecem uma explicação direta para a falta de atualizações regulares  do blog.
O trabalho que faço aqui, há alguns anos, não é remunerado. Nem haveria motivo para isso. Trata-se de pura diversão de um jornalista que gosta muito de dar palpites e costuma ter opinião formada sobre quase todos os assuntos, por piores que sejam.
Sempre que me vejo obrigado a alguma atividade profissional regular, o blog sai perdendo. Nem sempre por falta de tempo. Quando atuei como editor-chefe do JB e, logo depois, como diretor de jornalismo da Band no Rio, entendi que estas atividades me impediam de fazer, aqui este espaço, análises da imprensa. Seria um abuso, por exemplo, criticar a TV Globo num blog enquanto trabalhava na Band. No mínimo, não seria isento. E, mesmo que fosse, minha sinceridade poderia ser posta em dúvida.
Neste momento, estou prestando serviço de consultoria a uma facção política.
Não importa o quanto me identifico com o grupo que me contratou. Nunca importou. Tratamento digno, honestidade no relacionamento e remuneração justa sempre foram critérios mais importantes do que identidade pessoal ou política, em todos os empregos que tive. Trabalhei 18 anos nas Organizações Globo, boa parte deste tempo em funções de comando, e nunca me foi exigido mais do que lealdade profissional. Foi assim  em quase todas as empresas para as quais trabalhei. E também foi assim com os políticos que assessorei, direta ou indiretamente.
No entanto, é inegável que a situação limita minha liberdade de opinião aqui no blog. A não ser que eu decida agir como um rematado canalha, usando o blog para defender os interesses de quem me contratou, sem identificar esta condição, ou fingindo uma isenção que não posso me dar ao luxo de ter.
Neste momento estou impedido, por contrato, de tornar público o trabalho de consultoria que tenho feito há alguns meses. Quando puder identificá-lo abertamente, posso até escrever diariamente sobre política aqui neste espaço. Mas, neste caso, estarei sendo honesto com os leitores, que conhecerão as minhas limitações.


3 comentários:

Zé Carlos disse...

Tá perdoado.

Só não me venha com receitas de bolo, ok?

Um abraço.

marco disse...

tbém faço parte dos que passam por aqui de vez em qdo pra ver se há novidades, mesmo, vez ou outra, discordando.
ter opinião clara sobre o que escreve faz deste um blog bem bom.

MARCOS MARONA disse...

SEI MUITO BEM O QUE TU ESTÁS QUERENDO DIZER. FAÇO PARFTE DE UM GOVERNO, NO QUAL O LIDER MÁXIMO É DONO DE UM JORNAL ONDE SOU COLUNISTA. TUDO QUE ESCREVO OU FALO FICA PARECENDO QUE ESTOU DEFENDENDO A FACÇÃO POLÍTICA QUE PARTICIPO. É UMA "M" ESCREVER NESTA CONDIÇÃO. AS VEZES FICO PENSANDO EM PARAR.

Postar um comentário