quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Band expõe cidadãos à vingança de traficantes

Jornal da Band, o mais crítico em relação ao Plano Nacional de Direitos Humanos, acaba de cometer um crime contra os direitos humanos de duas pessoas.


Encerrou um VT sobre 50 traficantes presos com depoimentos de dois moradores do mesmo bairro, uma senhora e um jovem, sem qualquer proteção de suas identidades 


É princípio fundamental do telejornalismo: não se pode identificar testemunhas ou, no caso, gente que reclama ou denuncia a ação de bandidos. 


Estas duas pessoas, agora, correm risco de vida. Podem ser perseguidas. Ou a Band acha que todos os bandidos do bairro foram presos?


A Band tem recursos para esconder o rosto e mudar a voz dos que acusam traficantes. Não usou porque não quis. Proteger os direitos humanos também é isso.


A lei protege o facínora que deixou João Hélio ser arrastado até a morte e esquece de gente decente, como a exposta pelo VT da Band.


Qdo critico uma TV aqui, sempre tem alguém que pensa ou diz: mas este cara foi editor-chefe do JN, imagina quanta merda ele fez.


Verdade. Fiz muitas. Mas havia uma regra lá, do meu tempo, que proibia a exposição de gente que pudesse correr risco.


Principalmente se a fonte é pobre, vulnerável à violência. Isto, insisto, é defesa dos direitos humanos. direitos humanos da vítima, neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário