quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O diálogo macabro

Os diálogos registrados pela caixa preta do avião da TAM, momentos antes do acidente:

Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54.

Hot 1: Está ok? Tudo certo?

Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.

Hot 1: Eu acabei de informar.

Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.

Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.

Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.

Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.

Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.

Hot 1: Boa tarde.

Hot 2: Boa tarde.

Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte 106.

Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.

Torre: Autorizado.

[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.][Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.

Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.

Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?

Torre: Está molhada e ainda escorregadia

Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final.

Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.

Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.

Hot 1: 330 a 8, é o vento.

Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.

Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]

Torre: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.

Hot 2: Um ponto agora. Ok?

Hot 1: Ok.Torre: Ok. Retardar, retardar.

[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]

Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers nada.

Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!

Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!

Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira!

[Som de batida. Pára som de batida.]

Torre: Ah, não.

[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]


Sempre tive medo de avião. Detesto fazer viagens aéreas a trabalho e, por falta de opção, encaro-as com resignação quando estou de férias. De que outra maneira poderia ir a Paris, quando tinha dinheiro para isso?

Mas a leitura deste diálogo final entre os pilotos do airbus da TAM e a torre de controle aumenta a minha fobia.

Pior ainda: tive a infeliz idéia de assistir, no Youtube, a vídeos e áudios de uma penca de acidentes e aterrissagens forçadas e saí desta experiência convencido a procurar uma passagem de navio para a próxima viagem de férias.

Espero não embarcar num Titanic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário