quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O maior perito do mundo

Não é por falta de especialistas que o Brasil deixa de resolver os problemas da aviação. Desde a queda do avião da TAM, uma quantidade industrial de peritos aparece em tevês, rádios, jornais e revistas pontificando sobre as causas do acidente. Hoje, no Globo, o leitor é apresentado à maior autoridade do mundo, um verdadeiro recordista. Vejam:

"Para Gustavo Cunha Mello, especialista que analisou mais de 175 mil acidentes aéreos, a possibilidade de falha mecânica não pode ser descartada."

Não seria capaz de confirmar se já ocorreram mais de 175 mil acidentes aéreos no mundo, mas este especialista tem marcas espantosas. Se ele dedicou, digamos, duas horas ao estudo de cada acidente que examinou, o que nem chega a ser uma observação minuciosa, já gastou 14.583 dias, ou mais de 39 anos apenas a este trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Marona,
Obrigado pelo título de maior autoridade do mundo. Mas não creio ser merecedor nem do título, nem da ironia. Respondendo a sua dúvida, passei dois anos fazendo mestrado na UFF, estudando muitas horas por dia, todos os dias da semana. Nos EUA - amostra utilizada - estudei / li 174.895 relatórios de acidentes (aviação geral e comercial - inclui desde BOEING até pequenos aviões) de 1970 até 2004 - publicados no site da NTSB. Alguns textos eram de apenas 1 página, outros de até 10 páginas. Também fiz todos os cursos do CENIPA em Brasília para poder entender os acidentes aéreos. Se vc quiser posso te mandar uma cópia da tese. Outra informação: quem alardeou minha pesquisa foram seus colegas jornalistas, eu na verdade não sou de ficar "tirando onda". E, finalmente, não estou chateado com seu comentário, mas queria que vc me conhecesse antes de ficar com uma imagem ruim da minha pessoa.
Gustavo

Postar um comentário