quinta-feira, 22 de maio de 2008

Jornalista no Senado: caixa preta

Da Folha de hoje:

O filho do ministro Hélio Costa (Comunicações) Eugenio Alexandre Tollendal Costa é funcionário-fantasma no gabinete do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em Brasília. Eugenio tem um cargo de assistente parlamentar no Senado há cinco anos, mas nem o próprio senador o conhece.Flexa Ribeiro afirmou nunca ter falado com Eugenio, nem pelo telefone. "Nunca falei com ele. Não o conheço, não sei onde ele mora", disse o tucano. Eugenio vive em Juiz de Fora (MG). A Folha ouviu várias pessoas no gabinete de Flexa Ribeiro que nunca viram o filho do ministro no local.

(...)

O filho do ministro Hélio Costa Eugenio Costa disse que não é funcionário-fantasma do Senado. Ele contou que trabalha pela internet para o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). "Eu faço arte gráfica, coisa de internet."Confirmou que exerce outras atividades paralelamente à do Senado e, irritado, pediu que a mulher dele, Olivia, falasse com a reportagem.Antes, porém, questionou: "Qual é o seu interesse em divulgar isso? Qual é o seu trabalho na Folha de S.Paulo?". O repórter respondeu: "Sou um jornalista que faço a cobertura do Senado". Eugenio disse: "Exatamente. Eu sou assessor parlamentar e trabalho na área de assessoria de comunicação".A Folha pediu, então, para que ele descrevesse o seu trabalho. "Ai, ai... [silêncio]. Eu não estou podendo falar agora, não.

E quando eu afirmo que há muito jornalista no Senado sempre aparece alguém para desmentir "peremptoriamente". A Folha descobriu apenas um caso, notável porque se refere a um ministro de estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário