sexta-feira, 30 de maio de 2008

Globo x Garotinho: batalha final?

Se a histórica decisão do STF liberando integralmente pesquisas com células-tronco retiradas de embriões congelados em clínicas de fertilização foi manchete de praticamente todos os jornais formadores de opinião do país, aqui no Rio registrou-se uma exceção: todos os jornais deram de manchete a acusação da PF a Garotinho como chefe político da quadrilha comandada por Álvaro Lins.

Lins não era tão importante. O que interessava era mostrar que Garotinho é denunciado como chefe.

O Globo fez barba, cabelo e bigode: dois terços da primeira página, um editorial e seis páginas na edição de cidade. O tom é de indisfarçável celebração. Garotinho é chamado de poderoso chefão e, numa das páginas, publica-se um perfil dele em tom de funeral. Para o Globo, o homem está morto politicamente e, se tudo correr bem, quem sabe até preso. O jornal chega a publicar foto da equipe reunida para preparar a edição funéreo-comemorativa.

Será que está morto mesmo?

Será que vai preso?

No pé de uma das matérias, em declarações que O Globo escondeu como pôde, o delegado da Polícia Federal que prendeu Álvaro Lins explica porque não prendeu Garotinho e sequer pôde pedir a prisão do ex-governador:

"Não há provas de que Garotinho tenha se beneficiado financeiramente da quadrilha de Álvaro Lins".

"Não há provas até o momento de que Garotinho estivesse diretamente ligado às ações criminosas de Álvaro Lins e da quadrilha".

Isto significa que estamos diante de um poderoso chefão que não ganhou dinheiro com os roubos que comandava e tampouco tinha ligação com as ações dos seus comandados?

Não sei, não, mas acho que, a não ser que a polícia apresente novas provas em breve, isto vai acabar apenas em mais um processo de Garotinho contra as Organizações Globo. Que, de qualquer forma, também não dará em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário