A partir de hoje, farei um programa à noite na Radio Mundial AM 1180 sobre as notícias mais importantes da semana.
Reproduzirei um dos meus comentários aqui no blog.
Como texto de rádio é em caixa alta, pra gente enxergar melhor, peço que perdoem o tom de gritaria que o uso de maiúsculas representa na internet.
EM JORNALISMO, NEM SEMPRE A IMPORTÂNCIA SUPERA A SENSAÇÃO.
DEVE SER POR ISTO QUE A SEMANA COMEÇOU COM AQUELAS FOTOS EXAGERADAS E PATÉTICAS QUE A IMPRENSA COSTUMA SELECIONAR QUANDO COBRE PARADA GAY.
TRÊS MILHÕES DE PESSOAS PARTICIPARAM DA PARADA GAY EM SÃO PAULO, UM NÚMERO IMPRESSIONANTE, MAS A GENTE SÓ VIU FOTO DE HOMENS SE BEIJANDO, DRAG QUEENS ESCRACHADAS E TRAVESTIS QUE NÃO CONSEGUIRIAM ENGANAR NEM O RONALDINHO.
COMO EM JORNALISMO MUITOS VEZES O SENSACIONAL VALE MAIS QUE O FATO IMPORTANTE, OS JORNAIS CRIARAM ENORME CONFUSÃO SOBRE A SESSÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE COMEÇOU A DECIDIR, NA QUARTA-FEIRA, SE O USO DE CÉLULAS-TRONCO DE EMBRIÕES ERA LEGAL OU NÃO.
O GLOBO DEU COMO MANCHETE DE QUINTA QUE O VOTO DE UM DOS MINISTROS, CARLOS ALBERTO DIREITO, TORNARIA INVIÁVEIS AS PESQUISAS, MESMO QUE ELAS VIESSEM A SER APROVADAS.
NÃO ERA NADA DISSO. O VOTO DELE ERA APENAS O VOTO DELE, SEMELHANTE AO DE OUTROS TRÊS MINISTROS. NO FINAL, EM SESSÃO FINAL HISTÓRICA NA QUINTA-FEIRA, O STF APROVOU SEM RESTRIÇÕES AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. UM AVANÇO POLÊMICO, MAS CIENTIFICAMENTE IMPORTANTE.
ENFIM, A IMPORTÂNCIA VENCEU O SENSACIONAL.
MAS ESTA SEXTA-FEIRA RESERVARIA AOS FLUMINENSES UMA NOVA INVESTIDA DO SENSACIONAL SOBRE O FATO IMPORTANTE.
O DEPUTADO ESTADUAL E EX-CHEFE DE POLÍCIA ÁLVARO LINS FOI PRESO, JUNTO COM OUTROS ACUSADOS, NUMA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL.
EIS O FATO.
ACUSADO HÁ MUITO TEMPO DE TER CRIADO UMA REDE DE CORRUPÇÃO POLICIAL QUE RECEBIA PROPINAS PARA PERMITIR A AÇÃO DA MÁFIA DOS CAÇA-NÍQUEIS NO ESTADO, ÁLVARO LINS FINALMENTE PASSARIA ALGUM TEMPO NO XADREZ.
É CLARO QUE SEUS ADVOGADOS ESTÃO TRABALHANDO PARA RETIRÁ-LO DE LÁ E PARA QUE ELE POSSA RESPONDER AO PROCESSO EM LIBERDADE.
MAS OS JORNAIS DO RIO PREFERIRAM DEIXAR DE LADO O FATO CONSUMADO – A PRISÃO DO EX-CHEFE DE POLÍCIA – PARA APOSTAR NUMA POSSIBILIDADE MUITO MAIS SENSACIONAL – A AMEAÇA DE PRISÃO DE ANTHONY GAROTINHO, QUE COMO GOVERNADOR E, DEPOIS, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, ERA CHEFE DE ÁLVARO LINS.
O JB FOI A ÚNICA EXCEÇÃO. MAIS SÓBRIO, DEU A SEGUINTE MANCHETE: “PRESO O EX-CHEFE DE POLÍCIA”. APENAS NUM SUBTÍTULO FEZ REFERÊNCIA AO POSSÍVEL ENVOLVIMENTO DE GAROTINHO.
NENHUM JORNAL DEU DESTAQUE A DUAS DECLARAÇÕES QUE PODEM TORNAR AS MANCHETES SOBRE GAROTINHO OPÇÕES EXAGERADAS OU SENSACIONALISTAS.
O DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL, RESPONSÁVEL PELA NVESTIGAÇÃO, DISSE QUE NÃO HÁ NENHUMA PROVA DE QUE O EX-GOVERNADOR TENHA SE BENEFICIADO FINANCEIRAMENTE DA QUADRILHA DE ÁLVARO LINS. TAMBÉM DISSE QUE NÃO HÁ PROVA DE LIGAÇÃO DIRETA DE GAROTINHO COM ÁLVARO E COM A QUADRILHA.
O JB, QUE ESCOLHEU CAMINHO MAIS SÓBRIO E EXATO, PODE TER VENDIDO MENOS JORNAL NAS BANCAS. MAS QUANDO OS LEITORES DESCOBRIREM QUE GAROTINHO NÃO SERÁ PRESO, VÃO LEMBRAR DE QUE COMPRARAM JORNAIS COM MANCHETES EXAGERADAS?
NUNCA SE SABE. JORNALISTA VIVE APOSTANDO QUE LEITOR NÃO TEM MEMÓRIA.
O QUE NINGUÉM VAI ESQUECER TÃO CEDO É O NOTICIÁRIO DE ESPORTE DESTA SEMANA QUE COMEÇOU COM A EMOCIONADA DESPEDIDA DE GUSTAVO KUERTEN, EM ROLAND GARROS, E CONTINUOU COM DRAMAS DE COMOVER ATÉ AS PEDRAS DA RAMPA DO MARACANÃ.
O BOTAFOGO PERDEU MAIS UMA DECISÃO E FICOU SEM TÉCNICO.
O VASCO VIU O SONHO DA FINAL NA COPA DO BRASIL VOAR PARA LONGE NO CHUTE TORTO DE EDMUNDO, QUE RASPOU A CABEÇA, DISSE QUE ESTAVA ABANDONANDO O FUTEBOL E RECEBEU UMA ORDEM DE EURICO MIRANDA: VOLTE AO TRABALHO!
E O MELHOR DE TUDO: O FLUMINENSE MOSTROU QUE NÃO TEM MEDO DE BICHO-PAPÃO, ARRANCOU UM EMPATE GLORIOSO NA TERRA DO BOCA E TROUXE A DECISÃO DA SEMIFINAL PARA O MARACA.
A SEMANA QUE VEM PROMETE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário