segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jornalismo de aluguel também nos blogs

Beto Andrade decidiu reativar o blog dele. Ou arrumou tempo para isso. Tanto faz. Vale a pena visitá-lo. O endereço é http://znet.wordpress.com/.

Ele publica hoje texto sobre uma guerra entre blogueiros e o site Blue Bus, que se referiu a alguns deles como "blogs de aluguel".

Reproduzo um pedaço do texto do Beto Andrade e dou rápida opinião no final.

Sigo acompanhando de perto a polêmica gerada por uma pequena nota publicada no Blus Bus na última sexta-feira.O texto em questão relata uma ação de marketing da Coca-Cola que, para lançar uma nova bebida chamada i9, enviou para 9 blogueiros de destaque na web brasileira um presentinho moderno: uma mini-geladeira que se conecta ao computador via cabo USB .Até aí nada de novo, não tivesse o Blue Bus usado o termo “blogs de aluguel” para caraterizar os blogueiros que aceitaram o mimo da Coca Cola. A indignação foi geral. Rapidamente pipocaram respostas iradas nos blogs citados, houve repercussão nos portais online e até mesmo um manifesto batendo forte no Blue Bus. E a certeza que a provocação foi calculada e a reação mais ainda.De fato acho que tanto o Blus Bus quanto os blogueiros estão alimentando um falso contexto que contrapõe a profissão de jornalista com a atividade de escrever em um blog. Cria e escreve um blog quem quiser, livremente, sem patrão, regras ou manuais. E, quase sempre, sem nenhum compromisso editorial.

Jornalistas ou não, quem escreve em jornal ou em blog precisa ter compromissos éticos. Não concordo com a idéia de que autor de blog pessoal faz o que quer e bem entende com o "seu veículo". Se fosse assim, estaria criada uma situação irônica: quem trabalha na imprensa tradicional é proibido pelo patrão de vender espaço - em troca de dinheiro ou presentes - mas quem é patrão de si mesmo pode abrir mão de qualquer rigidez moral. Seríamos, os blogueiros, piores do que os donos dos grandes veículos. Não passamos a carreira toda pensando o contrário, que alguns patrões transformam seus jornais em balcões de negócios e que nós, jornalistas, precisamos lutar contra isso? É tudo a mesma merda, com a diferença de que blog pode ser mais barato de comprar?

Sempre desisti de atualizar meu blog ou, pelo menos, me abstive de criticar a mídia quando assumi funções de chefia em jornais ou tevês. Aconteceu quando estive no JB e, mais recentemente, na Band. Voltei a fazê-lo agora, quando minha única função remunerada é o trabalho de comentarista de mídia da Rádio Mundial.

De qualquer maneira, eis uma boa polêmica, sobre a qual ainda pretendo escrever mais.

PS.: este negócio do Blue Bus só acentuar as palavras que bem entender eu também acho meio esquisito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário