sexta-feira, 11 de julho de 2008

Papai, eu quero um habeas corpus preventivo

Meu comentário da 9 e 30 na Rádio Mundial AM1180:

Acho que vão acabar providenciando um crachá para Daniel Dantas entrar e sair da cela da Polícia Federal. Assim, fica mais fácil, menos burocrático. Não precisa nem mostrar documentos. Passa o crachá com tarja magnética naquelas roletas eletrônicas e pronto... está preso. Ou está solto, dependendo do momento.

A verdade é que em todas as manchetes do país se noticia que, dez horas depois de ter sido solto por força de um habeas corpus do presidente do STF, Gilmar Mendes, o banqueiro mais encrencado do Brasil foi preso de novo. A decisão é do mesmo juiz que mandou prendê-lo na primeira vez.

Parece pinimba ou birra, e certamente tem um pouco disso.

O juiz alega que agora a PF apresentou fatos novos. Li todos os jornais e não consegui perceber direito quais são estes fatos novos. Na primeira vez já se acusou Daniel Dantas de tanta coisa que duvido que exista mais algum artigo do Código Penal para enquadrá-lo.

Enfim...

Nova rodada de apostas foi aberta. Quantas horas Daniel Dantas ficará preso.

Ao ser preso, por pouco ele não cruzou com seus dois parceiros – Naji Nahas e Celso Pitta – que estavam de saída. Eles também ganharam um habeas corpus novinho em folha.

Dizem que, quando ainda era criança, um famoso criminoso de colarinho branco, quando o pai perguntou se queria de Natal um autorama ou uma bicicleta, respondeu:

- Papai, eu quero um habeas corpus preventivo.

Bobagens à parte, o ministro Gilmar Mendes deve julgar ainda hoje um novo pedido de libertação de Dantas. Alguém duvida que vai aprovar? Por que mudaria de idéia agora?

A solução só pode ser mesmo o crachá.

A leitura atenta do extenso noticiário sobre este caso faz a gente descobrir fatos curiosos e importantes, mas que acabam escondidos.

Por exemplo: o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalg, que é advogado de Daniel Dantas, ligou várias vezes para o chefe do gabinete pessoal do presidente Lula, Gilberto Carvalho, para saber se havia alguma nova investigação contra o banqueiro. O inquérito da PF transcreve os diálogos entre os dois. No fim de uma das conversas, Gilberto Carvalho diz para Greenhalg que vai ver se abriram nova investigação ou não. E o relatório da PF conclui: “ele não deu retorno”.

Sabe o que isto tudo quer dizer? Grampearam o telefone do chefe do gabinete de Lula! Ponham alguns pontos de exclamação nesta frase e tentem ouví-la com mais ênfase: grampearam o telefone do chefe do gabinete de Lula!!!!

A sala de Gilberto Carvalho fica exatamente ao lado da sala do presidente da República, separada por uma porta.

Gilberto Carvalho tem status de ministro e é o integrante do governo pessoalmente mais ligado a Lula. Quem autorizou a Polícia Federal a grampear este telefone?


Na nossa conversa das 11 e meia, vamos contar como os blogs e os comentaristas da internet reagem a esta nova prisão.

Veremos também se há novidade sobre os jornalistas que a PF diz que ajudavam Daniel Dantas plantando notícias a favor dele nos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário