terça-feira, 12 de agosto de 2008

Folha obriga Kassab a suspender clipping

Da Folha:

Kassab usa prefeitura para monitorar campanhas rivais

A Prefeitura de São Paulo passou a incluir em seu serviço de triagem diária de notícias, pago pelo contribuinte, informações relativas à campanha eleitoral deste ano, que tem Gilberto Kassab (DEM) como candidato à reeleição.
O clipping, como é chamado o resumo, traz agenda de candidatos e notícias que não possuem menção à palavra "prefeitura", ao "prefeito" ou demanda relativa ao cidadão.
tividades de Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), no entanto, aparecem com freqüência e chegam a receber sinais qualitativos, em forma de cores, a exemplo dos demais casos relacionados à administração da cidade.
As notícias recebem vermelho (ruim), amarelo (média) e verde (boa). No dia 7 deste mês, aparece com marcação vermelha: "Marta rebate declarações de Kassab e questiona sobre a não aparição de Serra na caminhada de Alckmin".
No mercado, serviços como esse podem custar às campanhas até R$ 10 mil ao mês.
A prefeitura contratou para prestar esse serviço a empresa Boxnet. Diretor da empresa, Décio Paes Manso explica que os analistas buscam entre 400 e 500 palavras-chave e que não há distinção entre fatos relacionados à campanha ou não.
A assessoria do prefeito diz que as notícias têm relação com o governo (leia texto nesta página). Em reunião em julho, a orientação era criar uma "muralha da China" entre prefeitura e campanha.
Segundo a Folha apurou, o mesmo serviço, prestado pela empresa ao Estado, não inclui informações sobre eleições. Às 17h de ontem, após a Folha ter solicitado informações, o serviço foi retirado do ar.
No dia 6, há notícias sobre a campanha. "Alckmin ataca Marta sobre investimentos no metrô (Serra citado)" é uma das análises, seguida por "Marta: Alckmin foi o governador que menos construiu metrô".

Onde está a irregularidade no fato de a prefeitura de Sao Paulo ter um serviço de clipping? Certamente já o utilizava antes de Kassab ter virado candidato. E não teria motivo para suspendê-lo agora. Como este trabalho é feito através de busca por palavra-chave, é natural que uma crítica de Marta Suplicy ao prefeito apareça no clipping. Mas a pressão da Folha, que dá um tom de escândalo a algo banal, obrigou a assessoria de Kassab a cancelar o clipping. Não faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário