sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ainda existe gente como Sullenberger

Chelsey Sullenberger tem 57 anos. Foi piloto de caça e trabalha na US Airways há 29 anos. Sua destreza, sua calma e sua liderança salvaram 155 vidas, ontem, quando o avião que pilotava, um Airbus A320, caiu no rio Hudson, a 200 metros da ilha de Manhattan.

Para quem, como eu, acha estranho que coisas deste tamanho mantenham-se no ar, já seria um feito extraordinário. Mas mesmo especialistas em aviação consideram uma façanha a aterrissagem de um avião deste tamanho e deste peso nas águas de um rio. Um deles afirma:

- Uma queda na água é ainda mais destrutiva do que em terra. É incrível que um Airbus tenha pousado na água sem se despedaçar.

Depois de controlar como pôde a queda do avião, buscando uma posição que atenuasse o impacto, o piloto ainda ajudou a organizar a saída dos passageiros e dos tripulantes e, finalmente, com o boeing já submergindo nas águas frias do Hudson, percorreu por duas vezes toda a extensão do corredor, para verificar se não havia ninguém ferido e precisando de ajuda para sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário