quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Merval deixa Montenegro mentir no Globo

Merval Pereira não devia permitir que o Carlos Augusto Montenegro mentisse tão descaradamente na sua coluna, como fez na edição de ontem do Globo.

Montenegro, como sabemos, quer a vitória de Serra na eleição do ano que vem, e tem defendido esta posição há bastante tempo na imprensa. Merval também, e utiliza o seu espaço diário com o mesmo objetivo.

Mas o Montenegro é aloprado. Fala qualquer bobagem, como se estivesse no banco do Botafogo. O Merval devia disfarçar.

Vejam o trecho da coluna a que me refiro:

Mas, como ressalta o presidente do instituto, Carlos Augusto Montenegro, “é preciso analisar as curvas” ao longo do tempo.

As curvas de José Serra e de Ciro Gomes são de estabilidade, a de Ciro com viés de alta.

A curva da provável candidata Marina Silva, do PV, é certamente ascendente, e a da candidata do presidente Lula, ministra Dilma Rousseff, claramente de baixa.


Vamos imaginar que não seja estranho afirmar que a curva de Serra "é de estabilidade" e a de Dilma "claramente de baixa", quando se verifica que ambos caíram na mesma pesquisa.

Mas dizer que "a curva da provável candidata Marina Silva, do PV, é certamente ascendente" é muita cara de pau. Para que exista uma curva estatística, são necessários pelo menos DOIS fatos estatísticos ao longo do tempo.

Explico, para que o Montenegro entenda: para fazer uma curva do desempenho de Marina no Ibope, será preciso levar em conta pelo menos duas pesquisas em que a intenção de voto na candidata do PV seja verificada. Mesmo assim, pesquisadores sérios ressaltam que dois pontos estatísticos não fazem uma curva. Apenas um traço entre um ponto e outro. Só depois do terceiro ponto - ou da terceira pesquisa - é possível desenhar uma curva - ascendente, descendente, estável, seja qual for.

Se Marina Silva foi incluída pela primeira vez na pesquisa Ibope para 2010, como pode ter uma curva e, ainda por cima, ascendente? Marina tem um ponto. Apenas isto.

Ainda que tenha obtido bom índice de intenção de voto nesta primeira participação.

Um comentário:

Rodrigo Coelho disse...

A curva do Serra é estável? E como a Mônica Bergamo publicou que há uma força tarefa montada pelo Serra para discutir sua queda nas pesquisas?

Em relação à pesquisa IBOPE anterior (29 de agosto a 1º de setembro), Serra caiu 7%.

É mentira na cara dura mesmo.

Abraços,
Rodrigo

Postar um comentário