quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ibope: candidatos se tornam menos conhecidos

- Lembra do Serra?

- Sim.

- Você conhece ele?

- Em junho eu conhecia, mas agora não conheço mais.

A pesquisa CNI/Ibope tornou este estranho diálogo possível. Não apenas a respeito de Serra, mas de todos os pré-candidatos à presidência.

Serra, para completar o primeiro exemplo, era "mais ou menos conhecido" ou "bem conhecido" por 76% dos eleitores na pesquisa feita pelo Ibope em junho. Na pesquisa feita no início de setembro, e divulgada esta semana, ele se tornou mais ou menos conhecido ou bem conhecido de 66%.

Serra "perdeu" 10 pontos percentuais de conhecimento do eleitor sobre ele.

Parece impossível, mas talvez seja explicável.

Todos os candidatos, além do tucanos, tornaram-se "menos conhecidos" do eleitor nos últimos três meses:

Ciro - de 52% para 45%.
Dilma de 36% para 32%.
Heloisa Helena - de 35% para 30%.
Aécio Neves - de 29% para 27%.

O fenômeno curioso pode ter como explicação uma atitude de cautela do eleitor.

A pesquisa Ibope indica que o mesmo eleitor que está cheio de opinião sobre o governo Lula e sobre as políticas públicas federais (emprego, inflação, saúde etc), torna-se prudente e tímido quando lhe perguntam em quem vai votar para presidente.

Por que?

Porque para a maioria pode não ter chegado ainda a hora de escolher. Para a maioria, ainda é preciso conhecer melhor os candidatos, saber o que eles pensam e o que representam. E, de qualquer forma, nem é preciso escolher agora, um ano antes da eleição.

- Eu sei quem é o Serra, mas vou esperar um pouco para que ele se revele melhor - o eleitor poderia dizer, para justificar sua "indecisão".

2 comentários:

Eduardo disse...

Alô, jornalista sem diploma. A partir de hoje, irei acompanhar seu blog. Sabia que ele está "mal classificado" por um plugin do FF chamado "Wot"? Tens muitos "inimigos virtuais"? (rs). É de gente assim que eu gosto, hehehe. Parabéns, pelo conteúdo do blog!

mrmarona disse...

Use o Google Chrome

Postar um comentário