segunda-feira, 7 de julho de 2008

TSE censura, Youtube causa apedrejamento

Meu comentário das 11 e 30 na Rádio Mundial AM1180:

A gente já falou aqui que os jornais impressos estão enfrentando a maior ameaça de sua história por causa da internet. A cada dia, uma nova notícia confirma a crise.

Agora, o Los Angeles Times, um dos cinco maiores jornais americanos, viu-se obrigado a demitir 250 pessoas, 150 das quais na redação. A causa: perda de leitores para a internet. O jornal vai diminuir o número de páginas em 15 por cento.

O redator-chefe Russ Stanton explicou aos funcionários:

“Graças à internet, o Los Angeles Times tem mais leitores do que nunca, mas também graças a ela os anunciantes têm mais opções e nós menos dinheiro”.

Enquanto nos Estados Unidos a internet cresce, e cresce ainda mais em ano eleitoral, como este, no Brasil pode acontecer o contrário, por incrível que pareça.

O Tribunal Superior Eleitoral, que pelo jeito não entende nada deste assunto, baixou uma resolução que praticamente proíbe que se fale de campanha eleitoral pela web.
A decisão provocou revolta entre blogueiros.

A resolução enquadra sites e blogs na mesma categoria legal de rádios e tevês. As emissoras de rádio e de televisão não podem expressar apoio a candidatos e são obrigadas a dar espaço igual a todos eles. São forçadas a isto pela condição de concessões públicas. Uma decisão autoritária, mas já aplicada no Brasil há várias eleições.

Agora, para o TSE, a mesma censura vale para blogs e sites, que não são concessões públicas. E inclui ainda o orkut e o youtube.

Vejam a contradição absurda: um jornalista pode publicar artigos sobre a campanha no jornal em que trabalha – porque jornais e revistas não sofrem restrições – mas não pode reproduzir tais artigos no seu blog pessoal.

Ainda bem que é praticamente impossível controlar a atuação dos sites e dos blogs. Mesmo porque qualquer um pode abrir um site num provedor fora do Brasil, onde a justiça brasileira não tem poder de censura.

Mas muitos blogs acabarão sendo censurados porque o TSE decidiu adotar punições exemplares, para inibir a ação dos demais.

Agora uma dica para os ouvintes. Caetano Veloso criou um blog, cujo endereço é www.obraemprogresso.com.br.

No blog, Caetano abre espaço para as polêmicas de que tanto gosta, sobre política e cultura. Mas também apresenta uma novidade interessante: publica vídeos com músicas cantadas por ele e, no post seguinte, uma entrevista em que analisa a música e justifica porque decidiu cantá-la e apresentá-la em shows ou gravar em CDs.

Nos últimos posts, Caetano canta “Incompatibilidade de gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc, acompanhado pela Banda Cê. E afirma, no vídeo seguinte, que considera este samba uma das obras-primas da música brasileira.

E para encerrar, uma notícia fresquinha que acabo de ler no site da Mundial, que mostra como pode acontecer de tudo na internet:

Um vídeo postado no site You Tube, ridicularizando Oniontown, cidadezinha do estado de Nova York, EUA, fez com que os moradores da região agredissem dois jovens que visitavam o local.

No vídeo, três adolescentes riem da pobreza do vilarejo.

Depois da brincadeira agressiva divulgada pelo vídeo no site, os jovens, de 17 anos, decidiram visitar a cidade.

Eles foram apedrejados e sofreram ferimentos na cabeça e no rosto.

Não deixem de visitar o nosso site e os nossos blogs, no endereço www.mundial.am.br

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário