quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mídia americana impõe Obama. E chateia

Texto de José Meirelles Passos no Globo de hoje revela que os americanos estão de saco cheio de tanta notícia sobre Barack Obama. Uma pesquisa de opinião nacional constatou que 48% dos americanos já não agüenta mais ouvir falar do candidato democrata, enquanto apenas 26% fizeram a mesma reclamação em relação ao republicano John McCain.

Os candidatos não são responsáveis diretos por esta situação, que se deve à opção da mídia pelo candidato democrata. Dois terços dos eleitores republicanos, metade dos independentes e até um terço dos democratas afirmam que não suportam mais tamanha presença de Obama nos noticiários.

É claro que há várias razões para a escolha da imprensa: ele é novidade, é negro, é jovem e, principalmente, ameaça romper com oito anos de republicanos no poder. A mídia americana, mais ainda a imprensa escrita, é liberal e democrata, ao contrário do que se costuma apregoar por aqui.

Também é lógico que tal situação não aconteceria no Brasil, onde a imprensa não tem liberdade para escolher um candidato ou, mesmo, para dedicar mais espaço ao candidato que quiser. O jornal que fizer isto sofrerá uma enxurrada de ações judiciais. E vai perder a maioria delas. Além disso, mesmo tendo preferência por algum candidato, os jornais brasileiros costumam fingir que são imparciais.

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